Sindrome de Dumping

terça-feira, 6 de julho de 2010


Quem nunca ouviu isso, antes mesmo de ser operado?

Pois é, e eu já passei por essa sindrome. Aliás, todos os dias de manhã convivo com ela.
A sindrome de dumping é uma resposta fisiológica devida à presença de grandes quantidades de alimentos sólidos ou líquidos na porção proximal do intestino delgado. A causa dessa síndrome é o rápido esvaziamento gástrico que pode se seguir à gastrectomia total ou subtotal, a manipulação pilórica, resultando em perda da regulação normal do esvaziamento gástrico e das respostas gastrointestinais e sistêmicas diante de uma refeição. Esse rápido esvaziamento gástrico pode refletir em liberação inapropriada de hormônios intestinais, que propiciam os sintomas gastrointestinais, como plenitude e distensão gástrica, dor abdominal, diarréia, sudorese, taquicardia, dentre outros. Esses sintomas podem aparecer rapidamente, dentro de 10 a 30 minutos após a refeição (precoce), ou cerca de duas a três horas depois (tardio).

O rápido esvaziamento gástrico leva a maior oferta de carboidratos ao intestino delgado proximal, pois a glicose (forma simples do carboidrato) é rapidamente absorvida. Por isso, os pacientes predispostos devem ter alguns cuidados, como: reduzir o consumo de carboidratos na dieta; realizar pequenas refeições; evitar a ingestão de líquidos durante as refeições, dentre outros. A suplementação de fibras pode retardar a absorção de carboidratos e reduzir a carga glicêmica e, consequentemente, reduzir a resposta insulínica.

Ou seja, é a velocidade com o alimento sai do estomago e chega no intestino, já que agora tudo aqui dentro é menor e mais curtinho.
Eu por exemplo, não como doces. Porém, quando eu como alguma coisa mais gordurosa como leite (sim, leite e olha que é desnatado hein?), me dá a sindrome.
De manhã, quando tomo café é batata! Logo a sindrome aparece. Aí tenho que sentar um pouco e esperar amenizar.

Gente, isso não tem nada de mal, pois, é muito comum acontecer em gastroplastizados. Apenas temos que evitar o consumo de açúcar (pois cai direto na corrente sanguínea e? ENGORDAAAAAA).

Por hoje é isso gente.

PS: Respondendo à vc Camila: então, eu até hoje tenho muito enjoo. Principalmente se passo da conta de comer. Porque, o que temos que entender agora é que, qualquer "passo fora dos limites" nosso corpo responde. Eu, quando vou comer um prato novo, que ainda não sei comer, ou algo que me eu estou com muita vontade, logo vem o ENJOO! E quanto ao desanimo, deve ser por conta da anemia, pois eu apenas fiquei na primeira semana, depois? Ixiii, queria sassaricar para todo lugar! rs
Espero ter ajudado!
Até a próxima!

Comments

One response to “Sindrome de Dumping”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Oi Amanda descobri o que estava causando todo aquele mal estar, indisposição e enjoos, era o EVRA, o adesivo de anticoncepcional... tirei ele segunda feira e hoje não tive mais nada ...que bom !!!!
Quanto a comer, agora que ja pode quase tudo, perdi a vontade mesmo... isso é chato.
Mas estou feliz da vida que os enjoos passaram.
beijos

 
BORBOLETANDO. Citrus Pink Blogger Theme Design By LawnyDesignz Powered by Blogger Distribuído por Templates